SEO

Otimização de imagem para WordPress

Uma coisa muito importante para que seu site seja rápido, consuma menos espaço no servidor e principalmente tenha um bom ranqueamento nos buscadores (como Google e Bing) é a otimização das imagens no WordPress. E isso se da por dois principais motivos, primeiro que as imagens podem ocupar um espaço considerável e a maior parte desse espaço é desnecessário e também pelo fato de que os buscadores não conseguem ver imagens, eles leem essas imagens com base no que descrevemos delas.

E como otimizar as imagens?

Existem vários aspectos de otimização de imagens para WordPress, vamos listar os mais importantes.

  • Comprimir as imagens: Reduzir as imagens é muito importante para a velocidade e performance do site. Existem compactadores de imagens como o TinyPNG.com que comprime imagens sem fazer com que elas percam a qualidade gráfica, fazendo com que seu site fique mais leve e mais rápido.
  • Redimensionar as imagens: Para que as imagens tenham uma tamanho ideal o indicado é redimensiona-las. Veja as dimensões de imagem do seu tema e redimensione as imagens de acordo.
  • Escolher o formato de imagem: Saber o formato correto da imagem é primordial, os mais comuns são PNG e JPEG. O formato PNG é utilizado para vetores e logotipos, já o PNG é mais usado para imagens e fotografias.
  • Title Text: Quando passamos o mouse sobre uma imagem aparece uma informação, essa informação é o que foi colocado na title text. O title text não é nada mais que o título da imagem.
  • Alt Tag: É ela que possibilita os bots dos buscadores identificarem que há uma imagem naquele espaço pelo fato de os bots não conseguirem visualizar imagens, é uma alternativa de leitura daquela imagem. E também é acessível para deficientes visuais que utilizam esse atributo como uma descrição da imagem.
  • Nome do arquivo: Como o nome já sugere, é o nome do seu arquivo, e ele tem que ser coerente com a sua imagem, separado por traços, não pode ser muito longo e de preferencia que seja igual ou parecido com a palavra chave.

E aí? Aprendeu?

Seguindo esses passos seu site além de agradar os buscadores por estar atrativo para um bom ranqueamento, vai agradar os usuários que o acessam, pela rapidez e leveza do site, além de uma melhor interação com deficientes visuais. Um bom SEO também depende de minúcias como a necessidade de uma boa otimização de imagens, e o melhor é que agora você já sabe como fazer!

Aaah… E deixe sua avaliação e seu comentário pra gente saber se esse conteúdo foi relevante para você!

Otimização de imagem para WordPress
5 (100%) 30 votos

Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close