Sem categoria

Mulheres na tecnologia: cresce número de profissionais em startups

A participação feminina na área da tecnologia cresceu 60% nos últimos cinco anos, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Apesar do resultado positivo, as mulheres não são maioria no mundo tech, representando apenas 20% do total de profissionais da área no Brasil.
 

A Dootax, startup pioneira em otimizar as rotinas fiscais, possui em sua base 79 colaboradores, sendo 34 mulheres no time e 3 em cargos de liderança, o que representa 43,7% do número total do quadro de funcionários. A intenção do departamento de Recursos Humanos da empresa é que o número possa aumentar cada vez mais.

Nos processos seletivos, quando existe um número expressivo de mulheres, ficamos muito felizes, principalmente se a candidata tiver as competências técnicas e comportamentais necessárias para uma admissão feminina, pois sabemos que a área de tech tem, em sua maioria, profissionais homens e queremos mudar isso, conta Priscila Gasperin, gestora de RH da Dootax.
 

Crescimento profissional para elas
 

Para a publicitária Rafaela Melo, a Dootax, além de trazer novas oportunidades profissionais, é uma empresa que dá voz às mulheres.

“Temos a liberdade e a missão de inovar sempre, buscar impacto positivo focando empresas e pessoas. A área fiscal, no Brasil, é algo burocrático. Trabalhar descomplicando as rotinas fiscais é revolucionário e gratificante”, afirma Rafaela.

A analista de Marketing e Estratégia na Dootax, Karen Rodrigues, afirma que a empresa não possui discriminação e trata homens e mulheres de forma igualitária. Além disso, a autonomia e a confiança que a liderança tem em seu trabalho lhe traz maior tranquilidade para mostrar o seu potencial.

“A área fiscal é completamente desafiadora, nunca sabemos o que pode acontecer amanhã, um projeto de lei, um imposto novo que pode ser criado ou banido, pode mudar completamente os rumos de uma empresa, ainda mais se tratando do Brasil”, afirma Karen.
 

Mercado desafiador
 

A analista de mercado, Gabrielle de Oliveira, define o setor comoum mundo novo para ela, mas que a ganhou rápido.
 

“Depois que você entende a complexidade da área fiscal, e o quanto a Dootax trabalha para descomplicar isso, é um sentimento de ‘estou fazendo algo de muito maravilhoso pra sociedade’, sabe?”, explica Gabrielle.

Aline Vieira Silva, analista de testes, ressalta que trabalhar no setor de tecnologia e fiscal é muito prazeroso por se tratar de um mercado em constante mudança, mas também exige muita atualização profissional.

Segundo Paula Mendes Cadan, analista de dados, atuar no setor de tecnologia é sempre estar conectada com as novidades do mundo. “Para trabalhar na área fiscal é fundamental estar ciente das atualizações, mudanças do mercado econômico e condições financeiras”.

Fernanda Pereira, Analista de Implantação PL, observa que hoje em dia o setor de tecnologia está bastante requisitado.

“É gratificante saber que faço parte desse meio, principalmente como mulher, contribuindo para o futuro, e facilitando cada vez mais o dia a dia das pessoas e das empresas”.
 

Uma escola

Taíssa Delpupo, diretora de arte, assegura que um dos maiores desafios de trabalhar na startup é adotar ideias “fora da caixa”.

“Transformar narrativas tão burocráticas em ilustrações é um grande desafio, mas muito prazeroso também. Sempre estamos nos mexendo. Queremos sempre inovar e nos aprimorar, então a todo momento tenho que aprender algo novo e pensar de uma forma diferente”, garante.

Para a redatora paulistana Alessandra Muniz, a cultura da Dootax é o que há de mais encantador, é uma startup que realmente se preocupa com o bem-estar dos colaboradores e promove isso de forma prática.

“Tenho liberdade para colocar novos conhecimentos em prática e isso faz toda a diferença para o meu desenvolvimento. Entender toda essa complexidade, os diversos tributos e obrigações que estão presentes no dia a dia das empresas, não é algo simples. Mas tenho aprendido muito e gosto de saber que faço parte de uma startup que veio para descomplicar tudo isso”, conta Alessandra.
 

Em crescimento
 

Uma pesquisa realizada pela consultoria global de tecnologia Thoughtworks, entre novembro de 2018 e março de 2019, mostra que ainda existem muitas barreiras para serem superadas pelas mulheres no mundo tech. No estudo, 57% das mulheres se formaram em centros de ensinos formais, porém ainda existe uma alta porcentagem de mulheres que começam a aprender funções da área tecnológica de forma livre.


Especialistas acreditam que em breve o número de profissionais no setor cresça ainda mais, já que no campo acadêmico, segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, o número de mulheres chega a 60% dos profissionais.
 

A Dootax descomplica as rotinas fiscais das empresas. Fundada em São Bernardo do Campo (SP) em dezembro de 2018, a startup criou uma plataforma de RPA fiscal que revolucionou a maneira de lidar com as obrigações tributárias no Brasil.

Avaliar post
Mais

Relacionados

Botão Voltar ao topo