SEO

Analista de SEO, qual sua importância?

Um profissional mais que importante no meio web atualmente, entenda o porque!

Para falarmos sobre a importância do analista de SEO, primeiro temos que tratar sobre o que ele faz.

Search Engine Optimization, ou SEO, é a prática de otimização de um site ou página para aparecer em um boa colocação nos resultados de buscas orgânicas dos buscadores.

Afinal de contas, hoje em dia quem não quer aparecer entre os três primeiros lugares no Google?

94% dos usuários do maior buscador do mundo, além de acessarem apenas a primeira página, acessam somente os primeiros resultados.

E para estar entre eles você precisa de um profissional na área de otimização para buscadores, e é ai que entra nosso analista de SEO.

Analista de SEO, o que ele faz?

Muitas coisas.

O Analista de SEO é o profissional que vai cuidar da reputação do seu site para o gigante das buscas.

Ele vai fazer estudos sobre palavras-chave, trabalhar a performance do seu site, criar conteúdos, analisar seus concorrentes, observar os usuários que se interessam pelo seu negócio e se colocar no lugar deles para conseguir resultados, entre muitas outras funções necessárias para que seu site esteja perfeito aos olhos do Google.

É um trabalho contínuo, que exige do profissional muita paciência, conhecimento e persistência, pois não existe uma formula mágica para aparecer nos primeiros lugares das buscas, a não ser que você pague ao Google por cliques, o que não é nada barato.

Qual a importância desse profissional?

Pensa na quantidade de pessoas que poderiam vir a descobrir sobre seu negócio ou seu blog com apenas uma busca no Google.

Todos os dias, milhares de pessoas acessam o buscador para tirar dúvidas, pesquisarem sobre algum tema, ou procurar uma empresa que venda o produto ou o serviço que ele precisa.

Agora pare para pensar que essas mesmas pessoas que procuram por diversas coisas, olham apenas a primeira página de resultados, sendo que, dependendo da busca, você pode ter milhões de resultados.

E esse milhões de resultados não ficam todos na primeira página.

Agora você imagina o quão difícil é fazer um site ou página estar entre os top 3 da pesquisa orgânica.

A importância desse profissional é que ele vai fazer seu negócio ser visto por usuários que buscam na internet algo que você tem para oferecer, seja uma informação. um produto, um serviço ou qualquer outra coisa.

O que é preciso para ser um Analista de SEO?

Bom, é necessário principalmente conhecimento sobre a área.

Você vai achar diversos cursos online de SEO, mas você também consegue ganhar conhecimento estudando por conta própria, pesquisando na internet, se aprofundando nos temas, buscando sempre mais do que te for oferecido e claro, estando sempre atualizado.

Ao profissional de SEO não basta apenas fazer um curso, é necessário que ele esteja constantemente se atualizando e procurando por mais informações, pois esse trabalho exige muito mais do que técnica e práticas que você lê o tempo todo na internet, como pesquisa de palavras-chave, link building, site seguro, etc.

Exige do profissional que ele entenda que a otimização para buscadores não é hoje a mesma que foi ontem e nem será a mesma que está sendo hoje.

O Google sempre faz atualizações sobre as práticas de otimização para ranquear bem em seus resultados de busca, e um bom profissional da área está sempre atento a novas novidades e sempre procurando por novas formas de otimização.

Por isso, não vá pensando que é um trabalho fácil, pois não é!

A pesar de não existir uma graduação para analista de SEO, em grande parte das vezes, os profissionais dessa área são formados em TI, Marketing, relações públicas, jornalismo, etc.

Se quiser saber um pouco mais sobre SEO, clique aqui que a gente te explica!

Gostou dessa publicação? Então não deixe de avaliar essa postagem e comentar para que possamos continuar criando conteúdos informativos e relevantes para você!

Comente também suas dúvidas ou alguma pauta que você gostaria que falássemos sobre!

Avaliar post
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo