SEO

Como Fazer Link Building

Aprenda o que é link building e como funciona

Imagine a seguinte suposição: Você está assistindo televisão e vê o Luciano Hulk e o Neymar falando sobre futebol. O Hulk diz que uma pessoa X joga futebol muito bem. Já o Neymar diz que uma pessoa Y joga futebol muito bem. Se você tivesse que apostar entre X ou Y neste quesito, em quem você apostaria?

Imagino que sua aposta seria na pessoa Y, assim como a de qualquer pessoa que saiba quem são Neymar e Luciano Hulk.

Ter reconhecimento/propriedade sobre um assunto te da credibilidade sobre o mesmo.

O link building funciona da mesma forma. Se um site reconhecido tem links para a sua página, você vai ter muito mais relevância e credibilidade para os buscadores.

E como funciona isso para os buscadores?

Basicamente os motores de buscas vêem os links como um forma de medir a relevância e a popularidade de um site. Quanto mais sites populares tiverem links para as suas páginas, mais propriedade você vai ter para os buscadores.

Antigamente o link building era o único fator para um bom ranqueamento nas buscas orgânicas. Não que eles tenham deixado de ser importantes para a otimização de buscadores, na verdade eles ainda fazem parte de 40% das técnicas de SEO.

A questão é que os webmasters começaram a utilizar de meios não ortodoxos para conseguirem esses links, e então foram criadas atualizações no google, por exemplo, que não aceitam técnicas que utilizam Black Hat (técnicas clandestinas para se conseguir links para o seu site), que inclusive pode vir a punir seu site.

Como definir um bom link building?

  •  Fique atento à posição do link na página e ao texto âncora: Não coloque um link no final da página, por exemplo, coloque um link no discorrer de um texto. E observe qual foi o texto âncora que linkou a sua página.
  •  Relevância do site de origem do link: Veja a autoridade de domínio do site que você quer fazer link building, quanto maior a autoridade da página em questão, mais credibilidade para o seu site.
  •  Saiba seu nicho: Se o conteúdo do seu site é sobre notícias, receber um link do G1 terá um peso infinitamente maior do que receber de um site de esportes, por exemplo. Saiba o que é relevante para o contexto do seu site.
  •  Links naturais: Utilize de técnicas ortodoxas para suas linkagens. Black Hat pode trazer resultados mais rápidos, porém, futuramente seu site sofrerá as consequências disso.
  •  Conteúdo de qualidade: Quando se tem qualidade você vira referência. Desperte o interesse de sites com autoridade de domínio maiores que a sua pela excelência do seu trabalho.
  •  Priorize domínios mais antigos: Quanto mais tempo um site existe na web, mais autoridade ele tem. Conseguir links de domínios mais antigos é de alto valor para o seu site, pois esses tendem a ter mais força.
  •  Qualidade dos links de uma página: Se um site linka somente para páginas de baixa qualidade, ter um link seu nela não é nem um pouco positivo. Seja criterioso e minucioso ao ver quais links tem em uma página ou site que você esteja cogitando fazer um link building.
  •  Domínios que linkam para você: Quanto maior a diversidade de domínios que linkam para você, maior será a força do seu domínio.
  •  Links para a pagina: Quanto mais links tiver para a página, mais valor ela terá, logo, se tiver seu link na mesma, mais força você terá.
  •  Links para o domínio: É o mesmo que “Links para a pagina” que vimos acima, só que a nível de domínio. Quanto maior o número de links externos que você tiver de sites que possuam muitos links no nível de domínio, mais força você terá.

Entender sobre link building é essencial para um bom profissional de SEO. A sua importância para os motores de busca é indispensável.

Afinal de contas é por meio dos links que os buscadores são capazes de encontrar diversos tipos de outros sites e páginas por toda a web para indexa-los e poder dar para você um resultado de busca quando te surge alguma duvida e você vai lá no Google para saná-la.

E ai, aprendeu? Conhecimento nunca é de mais, não é?

E não se esqueça, seu comentário e avaliação são muito importantes para sabermos se estamos te ajudando. Não deixe de fazê-los!!!

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