SEO

A Importância do conteúdo para seu site

Você já parou pra pensar na importância de ter um bom conteúdo no seu site?

Nesse post vamos tratar de uma parte fundamental do Inbound Marketing, o conteúdo.

Quando pensamos em um blog automaticamente nos vem a cabeça um site (seja ele sobre o que for) com muito conteúdo, afinal de contas a finalidade dos blogs é oferecer informação aos usuários.

Mas e se for um site que vende produtos ou serviços, por exemplo? Que tipo de conteúdo poderia ser relevante e para qual finalidade?

Bom, você já deve ter ouvido falar de SEO, e também deve saber que as ferramentas de busca (Google, Yahoo e Bing) priorizam conteúdo. Ou seja, se você tem um site com conteúdos de qualidade, boa ortografia e fácil leitura, seu site já tem chances de um bom rankeamento nos buscadores.

Porém, ter um bom rankeamento não é tudo, você precisa que os usuários entrem em seu site. Então imagine a seguinte situação: Você tem uma empresa que vende serviços web, como a PR7 Digital Perfomance, por exemplo. Nós oferecemos serviços como Inbound Marketing,  SEO, Google ADS, criação de sites de alta performance, marketing digital e e-commerce.

E você deve estar se perguntando “E como eu crio conteúdo para esse tipo de serviço?”

A resposta é bem simples. Se você trabalha com um certo tipo de serviço (seja ele qual for) você tem o knowhow sobre ele, mas outras pessoas não, o que as leva a pesquisar.

Se você tiver em seu site conteúdo sobre o serviço que você vende, você tem muito mais chances de que usuários o acessem para sanar suas dúvidas, gerando um potencial cliente para você futuramente.

Por exemplo, você tem uma empresa de consultoria de vendas. Um conteúdo que você poderia investir seria em explicar em seu site o que faz um consultor, esclarecer sobre o tipo de consultoria que você trabalha, expor um planejamento de vendas, postar sobre novidades na área de consultoria, etc.

Em resumo: Crie conteúdo sobre o que você sabe fazer, sobre o que você trabalha, sobre novidades e curiosidades no seu ramo de trabalho. Use seu knowhow para ensinar seus usuários.

Assim como essa postagem que você está lendo! Eu disponibilizei um conteúdo com o qual eu trabalho no meu site para pessoas que, como você, querem saber ou se aprofundar mais sobre o assunto.

Mas e estratégia para e-commerce?

Você tem um site de e-commerce, qual tipo de conteúdo seria bom de se investir?

Suponhamos que você vende roupas de marcas conhecidas nos seu site, como a Dafiti, por exemplo. Uma boa estratégia de Inbound Marketing seria descrever minuciosamente sobre cada peça que você vende.

Marca, tamanho, tipo de tecido, tendência (casual, esporte fino, etc.), se a peça é importada, modelo, característica, cor, preço,  tipo de lavagem, se é infantil, adulto, história da marca etc…

Você tem que pensar que uma pessoa que procura aquele tipo de produto pode pesquisar de várias formas: “Camisa da Hollister azul”, “Óculos rayban masculino”, “Calça da Abercrombie infantil” ou até mesmo “História da marca Abercrombie”.

Existem inúmeras possibilidades de se pesquisar sobre algo nos buscadores, o que você tem a fazer é ter todas as informações de possíveis pesquisas feitas por esses usuários para que o seu site tenha a resposta que ele precisa.

Sobrou mais alguma dúvida?

  • E se o usuário vier ao meu site apenas para pesquisar e não para comprar meu produto ou serviço?
  • Se a meta é vender, por qual propósito eu criaria conteúdo para atrair público para o meu site?
  • Vale a pena criar conteúdo só para que o usuário leia e não compre?

Calma… Fato é: A maior parte dos usuários que pesquisam sobre algum produto ou serviço na internet ainda não estão na intenção de comprá-lo.

Mas quando você oferece aos usuários que estão em seu site, outra opção que não seja a venda em si, você consegue educá-los com informações úteis e o mais importante, você consegue cativá-los. O que te ajuda, e muito, a estabelecer a reputação e o nome da sua marca no mercado, e futuramente o ajudará a vender mais.

Algumas dicas para te ajudar

  • Para você que vende serviço o que eu posso te indicar é: Tenha um Blog para o seu site e atualize-o pelo menos duas vezes por semana.

Pode ser trabalhoso, mas com toda certeza será recompensador futuramente.

  • Já para você que tem um e-commerce, uma dica que eu posso te dar é: Seja extremamente preciso, detalhista e rigoroso quanto à descrição dos seus produtos, não deixe passar nenhum detalhe.

Exige muita paciência e tenacidade para esclarecer cada detalhe de um produto, porém, feito isso, você cerca todas as perguntas possíveis que um usuário poderia ter sobre este item.

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