SEO

Palavras-chave, o que são?

Um bom mestre na arte da otimização para buscadores precisa estar em dia com suas keywords!

Ao começar uma estratégia de SEO, uma das primeiras medidas a se adotar é a pesquisa de key words, no português, palavras-chave.

E isso porque fica muito mais fácil entender os interesses e necessidades dos usuários quando você sabe pelo que elas estão buscando na web.

O que facilita um planejamento voltado para atrair esses mesmos usuários para seu site, gerando tráfego, visibilidade, conversões e claro, vendas.

Mas o que são palavras chave em si?

São basicamente o principal meio de se chegar a uma pesquisa, ou seja, o modo como um usuário pesquisa por certo tipo de tema ao procurar sanar suas dúvidas nos buscadores.

As palavras-chave, por mais que tenham esse nome, podem ser palavras ou frases que vão auxiliar os motores de busca na hora de filtrar para os usuários as páginas equivalentes a pesquisa feita.

Por consequência, ao criar um site ou um conteúdo, você precisa fazer uma pesquisa de como os usuários interessados naquele tipo de site ou conteúdo vão buscar por eles no Google.

Então, ao definir uma palavra-chave você está indicando aos motores de busca que sempre que aquela palavra ou frase for digitada na barra de pesquisa, o seu link tem a resposta para aquilo.

Lembre-se de que as palavras-chave são utilizadas tanto pelos usuários ao fazerem uma busca, quanto pelos sites ao darem as respostas para as buscas.

A importância da palavra-chave

Se você tem um bom filtro de palavras-chave você tem uma chance maior de visibilidade no meio web.

Visibilidade na internet é algo muito precioso hoje em dia, se você tem um site ou blog que tem conteúdos que são acessados, lidos, compartilhados e comentados você tem um pote de ouro em suas mãos.

E as palavras-chave te possibilitam exatamente isso, ser reconhecido por sua vertente de negócio na internet.

Se seu objetivo é aumentar seus leads, sua conversão e suas vendas, ter um bom planejamento das suas palavras-chave já é meio caminho andado para o sucesso.

A competição na internet é muito grande, e no final das contas ganha quem tem mais conteúdo de qualidade para apresentar para os usuários, mesmo que você trabalhe com vendas.

E para fazer seu conteúdo ser lido por quem realmente precisa dele, as palavras-chave entram para desemprenhar o papel do direcionamento do seu conteúdo.

Como saber quais palavras-chave utilizar?

  • Em primeiro lugar defina sua persona, isso lhe ajudará a segmentar sua busca por keywords
  • Faça uma pesquisa dos seus concorrentes, afinal de contas saber como a concorrência trabalha é estar um passo à frente deles.
  • Saiba seu nicho para traçar estratégias, se você trabalha com conteúdo, opte por palavras-chave que deem aos usuários a certeza de que clicando naquele link ele terá as respostas para suas perguntas, já se seu ramo é na parte de vendas, utilize keywords que impulsionem o usuário a comprar, dar detalhes do produto é sempre uma boa estratégia.
  • Defina suas head-tails e long-tails, esses termos são muito importantes para que sejam captados todos os usuários.
  • Utilize de ferramentas como Google Keyword Planner, Google Trends, UberSuggest, etc. Elas vão ser de grande ajuda na busca por palavras-chave.
  • E por último, mas não menos importante, se ponha no lugar dos seus usuários, tente pensar em como você buscaria por aquele conteúdo se fosse você o usuário que está pesquisando.

Entendeu como funciona e para que serve as palavras-chave?

Agora o próximo passo é colocar em prática.

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