SEO

Dicas para fazer um bom SEO no seu site

As técnicas mais importantes para um bom posicionamento orgânico nos buscadores

Hoje vamos falar sobre uma prática importantíssima para um bom posicionamento do seu site, o SEO.

Existem mais de 100 práticas de otimização consideradas pelos buscadores, mas isso seria um trabalho praticamente eterno.

Claro que o compromisso com essa tática tem que ser constante, mas se tornaria quase impossível conduzir essa tarefa se fossemos levar em conta todos esses mais de 100 procedimentos.

Uma boa otimização não significa trabalhar todos os fatores de SEO em um site ou blog, e sim trabalhar constantemente os mais fundamentais.

Então, fizemos uma lista de dicas indispensáveis para você que quer alavancar o tráfego do seu site utilizando a parte orgânica dos buscadores.

  • Palavras-chave

Estudar e analisar palavras-chave é importantíssimo para um bom SEO, uma vez que serão elas que vão ligar a busca do usuário ao link do seu site.

Um fator importante ao estudar suas palavras-chave é saber o seu lugar no mercado.

De nada adianta você utilizar palavras com muita concorrência se seu negócio estiver começando, afinal, se empresas maiores que a sua e do mesmo ramo que o seu utilizam essas mesmas palavras-chave, por mais que a demanda seja grande, a concorrência também será, e pode acreditar que essas grandes empresas sempre virão antes da sua se você optar por escolher as mesmas keywords.

Minha dica é: Dê prioridade à palavras que tenham menos concorrência e uma demanda significativa, isso ajudará seu site a captar usuários de forma mais rápida.

  • Densidade da palavra-chave

Quando for criar um conteúdo utilize de palavras-chave com critério, duas ou três vezes no discorrer do texto é essencial.

Utilize também de palavras similares, isso da um ar mais natural ao seu conteúdo, e fica mais leve na hora do usuário fazer a leitura.

Jamais repita muitas vezes a mesma palavra, pois os mecanismos de busca enxergam isso como uma tática de blackhat (métodos não ortodoxos de ranqueamento), o que pode acabar desvalorizando seu site ao invés de impulsioná-lo

  • Conteúdo

Uma prática subestimada de SEO é o conteúdo, ele é importantíssimo para um bom posicionamento do site ou blog nas buscas orgânicas, porém é pouco valorizado ainda.

Um conteúdo de qualidade que reflete sobre seu tema de forma natural é um bilhete de ouro para sua página.

E é muito raro achar bons conteúdos, ricos em informações relevantes hoje em dia, então use disso para se destacar da concorrência.

Estratégias como, fotos, vídeos, gráficos, gifs ou qualquer outra tática que prenda seu usuário ao longo do texto são sempre bem vindas, não deixe de fazê-las.

Nunca, jamais, em hipótese alguma copie conteúdos de outros site, isso é mal visto pelos mecanismos de busca e pode ocasionar em uma penalidade para seu site.

  • Sitemap

Ter um mapa do seu site em XML linkando para todas as páginas é fundamental.

Se não for em XML, faça em HTML, só não deixe de fazer um sitemap.

Isso serve para garantir que cada página do seu site será indexada.

  • Link Building

O link building nada mais é do que sua credibilidade no meio web, ele é o que define sua popularidade, pois é por esses links que os buscadores conseguem ver quais sites linkam para você, se são sites com boa autoridade ou não.

Quanto maior o número de sites com boa autoridade linkarem para o seu, maior será sua credibilidade para os buscadores.

Então, procure sempre fazer link building em bons sites, e não se esqueça da sua área de atuação, se você tem um blog de esportes por exemplo, de nada adianta você fazer um link building em um site de moda.

  • Otimização de imagens

Otimizar as imagens da seu site ou página é necessário para deixá-lo mais leve para o usuário e compreensível para os buscadores.

Nomear os arquivos de forma clara e utilizar o Text Alt vai fazer com que os mecanismos de busca entendam o que se passa naquela imagem, pois eles não vêem imagens, é como se fosse um espaço em branco pra eles.

E claro, redimensione e comprima as imagens para deixar o site mais leve e mais rápido para seus usuários.

  • Título e Meta Tag

colocar sua palavra-chave no título e escrever uma meta tag também é uma técnica que alavanca o SEO do seu site.

A importância do título é associar a palavra-chave ao seu texto nas buscas do Google, pois o título é a primeira e mais notável expressão do que está por vir no conteúdo.

Já a meta tag serve para dar um breve resumo do conteúdo que o usuário vai ler ao clicar naquele link.

Usando essas sete dicas acima você vai conseguir fazer seu site ou blog ficarem em uma boa posição nas buscas orgânicas do Google.

Não esqueça que esse é um trabalho que exige paciência e continuidade!

Tente usar essas técnicas e comente aqui pra gente se funcionou.

Gostou dessa publicação? Então não deixe de avaliar essa postagem e comentar para que possamos continuar criando conteúdos informativos e relevantes para você!

Comente também suas dúvidas ou alguma pauta que você gostaria que falássemos sobre!

Avaliar post
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo