Você já deve ter percebido que o Google tem um sistema de busca por voz, tanto nos smartphones quanto na sua versão para computador.
Se você ainda não tinha reparado, saiba que isso não é de hoje, o que é uma novidade é a atualização Hummingbird que entrou no ar em 2013 e tem feito muita diferença na hora de fazer uma pesquisa no Google.
E que mudanças isso acarretou? Bom, agora você é capaz de fazer uma busca mais interativa e natural na questão semântica, e menos robótica como costumava ser.
Ou seja, agora o usuário é capaz de fazer perguntas reais para o buscador, como por exemplo “Melhores lugares para sair fim de semana no Rio de Janeiro”.
O Google agora compreende melhor as necessidades do usuário de acordo com suas consultas no buscador.
Em resumo, a facilidade de pesquisar por voz fez com que os buscadores se adaptassem a essa nova realidade que com o tempo vai se tornar cada vez mais acessada e acessível.
E o porque desse crescente número de pesquisas por voz?
Isso se da pelo simples fato de que as buscas feitas por smartphones só vem aumentando ao longo do tempo.
Na verdade, o principal meio de acesso à internet nos dias de hoje se da via dispositivos móveis, com maior escala nos smartphones.
Tendo isso em mente, da pra que a comodidade de fazer uma busca por voz é muito mais natural e fácil do que por digitação.
Hoje em dia temos, inclusive, assistentes robóticos por voz na palma da nossa mão, como por exemplo a Siri para dispositivos IOS e o Google Assistente que roda em qualquer plataforma.
Imagine a seguinte suposição: Você está dirigindo seu carro e quer mandar uma mensagem com urgência para alguém. Você pode pegar o celular e mandar uma mensagem de texto ao mesmo tempo que dirige, o que é muito perigoso, ou você pode simplesmente pedir para sua assistente mandar uma mensagem para um contato X.
Além do fato de ser extremamente comodo, é muito útil para certas ocasiões também.
Por consequência disso, é completamente compreensível que novas estratégias de SEO sejam utilizadas para que a relação entre os buscadores e os webmasters continue harmônica.
Como fazer para otimizar seu site para pesquisas por voz?
- Crie páginas de FAQ (perguntas frequentes) em seu site.
Pode parecer que não, mas as perguntas frequentes serão de suma importância para o SEO do seu site nesse quesito.
Pense no seguinte, as FAQs sempre tem um tom mais natural e interativo do que uma pesquisa robótica digitada em um buscador (aquelas que são palavras soltas: “Restaurantes Rio de Janeiro”).
Ao fazer uma pesquisa por voz você vai perguntar naturalmente: “Melhores restaurantes no Rio de Janeiro perto de mim”.
Logo, um usuário que faz uma pesquisa por voz no Google à qual você tem a resposta no seu site ou blog vai te gerar mais tráfego e os buscadores vão perceber isso.
Para isso, faça uma pesquisa de quais palavras chave geram mais tráfego para o seu site pelos buscadores.
- Google Meu Negócio.
Primeiramente, por uma questão de entendimento, vale lembrar que as principais buscas feitas por vóz são sobre locais próximos ao usuário.
Entendendo isso, esse recurso disponibiliza os dados da sua empresa, como telefone, horários de funcionamento, endereços, etc.
Isso vai te ajudar para o caso de um usuário fazer uma pesquisa local que tenha relação com o seu negócio.
- Utilize Featured Snippets.
São aquelas caixas com respostas breves e sucintas que aparecem no topo da página do Google.
Se você não sabe do que se trata, abra o Google e pesquise por: “Quando Michael Jackson nasceu?” que você vai entender o que são featured snippets.
Eles são utilizados para essas respostas resumidas, se você pesquisar a previsão do tempo também vai aparecer nesse formato.
E saiba que ao fazer uma pesquisa por voz no seu celular, por exemplo, o seu assistente vai ler esses featured snippets para te dar de resposta.
Agora que você já sabe a importância de fazer SEO para pesquisas de voz, lembre-se de manter a otimização do seu site atualizada para captar cada vez mais público.
Quanto mais atualizado você estiver em relação ao meio web, mais seu negócio vai expandir!
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