Wordpress

Para Que Serve o Akismet?

Cansado de ler aquele monte de comentário desnexo na sua caixa de moderação? O plugin Akismet tem a solução!

Se você tem um blog, com certeza já recebeu pelo menos um daqueles comentários que não fazem o menor sentido com sua postagem, com letras soltas ou até mesmo em línguas que você nem sabia que existiam, e geralmente acompanhados de links.

Esses comentários são SPAMS, e a boa notícia é que existe um plugin no WordPress que vai acabar com isso.

Lançado em outubro de 2005 pela empresa Automattic, o Akismet é um plugin padrão do WordPress nos dias de hoje, devido ao sucesso que foi para a área na época que foi lançado.

Hoje em dia basta você instalar o WordPress que esse plugin já vem pré-instalado para você usar nos seus domínios.

Como funciona o Akismet?

Bom, basicamente ele é um filtro de comentários, selecionando e separando o que é um comentário legítimo do que é apenas propagandas com links que sujam seus comentários.

Isso é possível pela combinação de informações sobre os SPAMS de outros blogs que utilizam o Askimet, que considera SPAM tudo que outros usuários, anteriormente, já marcaram como SPAM em seus blogs.

Claro que para isso é necessário que muito usuários marquem como SPAM certos tipos de comentários, não é como se 3 ou 4 usuários fizessem um padrão para isso ser definido.

Por esse motivo, algum tempo atrás, alguns usuários ficaram insatisfeitos com o Akismet, pois comentários autênticos foram marcados como ESPAM pelo fato de outros blogs terem o feito.

Porém ele é um plugin válido para você que tem blog e não aguenta mais aquele monte de comentário inútil na sua caixa de moderação.

Outra coisa que vale ressaltara em seu funcionamento é como saber se seu comentário foi enviado ou marcado como ESPAM, e é bem simples, se ao comentar você NÃO ver o texto que diz para aguaradar a moderação, saiba que seu comentário foi direto para caixa de SPAM.

E o que fazem os SPAMS?

Os SPAMS podem ser um perigo para o seu site, pois deixa os usuários do seu blog vulneráveis a clicar em algum link dos comentários e acabar em uma página que contém virus, por exemplo.

Assim como pode apresentar conteúdo falso que estará linkado em seu site pelos comentários, o que tira sua credibilidade perante os usuários que acessam seu blog.

Outro problema dos SPAMS é em relação ao seu SEO, se tem um link de um site de péssima qualidade no seu blog (no caso, localizado nos comentários), o Google vê aquilo como Link Building e ranqueia mal seu site por estar linkando para uma página de baixa qualidade.

Motivos para usar o Akismet.

Començando pelo fato de que somente 15 de cada 100 comentários são legítimos, ou seja, 85% dos comentários que você recebe são SPAMS, moderar esses comentários manualmente é uma tarefa difícil, ainda mais se a popularidade do seu blog for alta.

Você é capaz de ver o histórico de comentários pelo Akismet, ou seja, ver quais foram aceitos e quais foram para caixa de SPAM.

Se tiver muitos SPAMS encontrados pelo plugin e está ocupando muito do seu espaço de disco, você pode descartar todos, deixando seu WordPress mais leve.

O Akismet verifica automaticamente cada um dos seus comentários filtrando todos os que apresentam indícios de ser SPAM.

E o mais importante, seu site estará protegido de links nocivos expostos para os usuários do seu blog, saber que está em um site seguro é de extrema relevância para os usuários ao navegar na internet.

E ai, o que achou sobre o Akismet? Vai usar no seu wordpress? Depois conta pra gente o que achou!

Gostou dessa publicação? Então não deixe de avaliar essa postagem e comentar para que possamos continuar criando conteúdos informativos e relevantes para você!

Comente também suas dúvidas ou alguma pauta que você gostaria que falássemos sobre!

4.7/5 - (3 votes)
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo