[dropcap]P[/dropcap]rimeiro vamos esclarecer o que são tags.
Tags são como pedaços de códigos que servem para várias coisas, como coletar informações, por exemplo.
Com a ajuda das tags você pode analisar o comportamento de um usuário no seu site. É possível ver até em quais links aquele usuário clica.
O problema é que incluir essas tags no seu site não é uma tarefa fácil.
É aí que entra o Google Tag Manager.
Criado em 2012 o GTM (sigla para Google Tag Manager) veio para facilitar a vida das pessoas que tem site mas ao mesmo tempo não são webmasters ou gênios da programação.
Sabe aquele código de traqueamento do Google Analytics? Ou aqueles pixels do Google AdWords?
O GTM solucionou esses problemas!
E o que mais essa ferramenta faz?
Bom, é bem verdade que a funcionalidade mais usada do GTM é, de longe, a integração com o Analytics, mas não para por ai não.
Além de deixar muito mais simples o processo de adicionar scripts e pixels no site e conseguir personalizar e refinar métricas no Analytics, você pode usar o GTM para adicionar códigos de retargeting do Google Adwords e códigos de remarketing do Facebook Ads nas suas páginas.
Antes era necessário incluir diversos códigos dentro do código fonte do site.
Depois da criação do GTM, com apenas um script em sua página você está livre de ter que acessar seu servidor para mexer no código fonte.
E o melhor, acabou aquela dor de cabeça de alterar o código de uma página e esquecer de modificar em outro local.
Como funciona esse Google Tag Manager?
Basicamente ele funciona em três divisões:
– Tags: Que não é nada alem dos scripts. Como conversão do AdWords, remarketing, etc.
– Triggers: Define com um clique como e quando uma tag será acionada. Por submissão de formulários, carregamentos, etc.
– Variáveis: Dados que facilitam seu monitoramento mas que precisam ser cadastrados no seu GTM. O Google Analytics é um exemplo.
Mas porquê eu deveria usá-lo?
O GTM vai facilitar a sua vida na hora de você monitorar os dados e as métricas do seu site.
Você não vai mais precisar de um profissional de TI do seu lado para modificar códigos em cada uma das suas páginas.
A sua produtividade será maior, já que o Tag Manager facilita a administração das suas tags pelo fato da ferramenta já cuidar por si só da parte técnica.
Você terá a capacidade de adicionar mais códigos de acompanhamento para o seu site com muito mais rapidez e facilidade.
Criar tags e administrar métricas a partir do GTM é muito mais fácil, automático e transparente, pois a própria ferramenta se encarrega de colocar tudo nos lugares certos em seu site.
Muito prático né?
Deixa eu te dar só uma má notícia.
Para que o Google Tag Manager funcione você precisa incluir sua tag em todas as páginas do seu site, pois só assim a ferramenta será capaz de fazer seu trabalho de consolidador de tags, por assim dizer.
Mas pense pelo lado positivo, essa será a última vez que você precisará da ajuda de um programador para incluir uma tag no seu site.
Gostou dessa publicação? Não deixe de avaliar e comentar para continuarmos fazendo postagens relevantes para vocês!