SEOWordpress

Yoast SEO: Como medir a qualidade da otimização dos seus conteúdos?

Seria tão bom se existe uma forma de avaliar os critérios de otimização para buscadores antes de fazer suas publicações... Mas calma ai que existe sim!

Aparecer em uma boa posição nos buscadores é tudo o que almeja qualquer pessoa que tem um blog ou site hoje em dia.

Mas, infelizmente, não é tão simples se posicionar bem nos buscadores quanto gostaríamos que fosse.

Ter um bom SEO e um conteúdo de qualidade são essenciais para chegar ao topo dos buscadores, mas como saber se a otimização do seu texto está perfeita aos olhos do Google?

Para isso existe o Yoast, um plugin do WordPress que vai te dar uma grande ajuda na hora de publicar os conteúdos em seu blog ou site.

Isso porque ele avalia se seu texto está compatível com os requisitos de ranqueamento do Google, e mostra o que não está dentro desses padrões para que você possa aperfeiçoar.

Se ainda não ficou claro, fica tranquilo que a gente vai te explicar direitinho como funciona esse plugin.

Entenda como funciona o Yoast SEO

O Yoast SEO é uma ferramenta indispensável para você que quer uma otimização impecável para os buscadores.

Além de ser uma ótima ferramenta para avaliar os critérios de SEO dos seus conteúdos, o plugin também analisa sua legibilidade.

A legibilidade é muito importante também, principalmente para quem tem um blog, se você quer que seus usuários leiam seus conteúdos, então se esforce para que sejam bastante didáticos, interativos e pouco cansativos.

Se você tiver um texto bem organizado, espaçado, paragrafado, com tópicos separados por subtítulos, a leitura se torna muito mais agradável do que textos como os do wikipédia por exemplo.

E você pode visualizar isso de uma forma muito simples pelo plugin Yoast SEO, pois ele dispõe de um critério avaliativo bastante interativo, ele funciona como um semáforo de transito.

Post SEO

Assim que você baixar o plugin, se já tiver alguma publicação, você vai ver algo parecido com a imagem acima, onde à esquerda estarão os títulos dos seus conteúdos e à direita existem dois ícones, cada um desses ícones avalia com uma cor para cada post.

  • Ícone Yoast SEO : Esse ícone representa a avaliação da otimização (SEO) da sua publicação.
  • Ícone Yoast Legibilidade : Já esse representa a avaliação da legibilidade do seu conteúdo.

As cores representam a avaliação de ambos os ícones entre bom, médio, ruim e indisponível.

  • Farol Vermelho Yoast  Significa que sua publicação não está nada boa.
  • Farol Laranja Yoast  Mostra que ainda precisa de algumas melhorias.
  • Farol Verde Yoast  Simboliza que está bom o sufuciente.
  • Farol Cinza Yoast  Este só serve para analisar a otmização, não a legibilidade, indicando que aquele conteúdo está sem uma palavra-chave, ou seja, seu SEO não está disponível.

Como usar o Yoast SEO

Vá até um dos seus posts ou crie um novo, e quando terminar desça até o final da postagem e veja o Yoast fazer sua mágica.

Ele vai te mostrar tanto critérios de otimização quanto de legibilidade para que você possa aperfeiçoá-los.

Na aba “Análise” você vai ver todos os critérios de otimização para buscadores do Yoast, como mostra na imagem.

Exemplo Analise Yoast SEO

Mas lembre-se que você não precisa se prender a ideia de que todos os critérios estejam de acordo com o Yoast, o mais importante é otimizar bem a sua publicação.

E na maioria das vezes, mesmo que nem todos os conceitos avaliativos estejam verdes, na hora de fazer a publicação você vai ver que seu SEO estará bom.

Funciona como se fosse uma média dos critérios de análise, o resultado final é dado de acordo com a quantidade de requisitos que você cumpriu.

Publicar Yoast SEO

Critérios de análise da legibilidade

A avaliação de legibilidade do Yoast consiste em três simples critérios, são eles:

  • Quantidade de palavras por subtítulo;
  • Tamanho dos parágrafos;
  • Quantidade de palavras por frase.

Claro que se esses critérios estiverem atrapalhando a concordância do seu conteúdo, você não precisa levar em consideração.

O importante é ter um texto leve, de fácil leitura e didático.

Legibilidade Yoast

Critérios de análises do SEO

  • Alt text;
  • Título SEO;
  • Meta descrição;
  • Slug.

Tenha discernimento ao dicidir quais critérios são importantes para cada conteúdo, como foi dito acima, não precisa deixar tudo verde sempre, apenas faça aquilo que vai melhorar sua introdução.

Critério de Analise Yoast

Esse plugin é um dos mais usados no WordPress e não é atoa, o Yoast é completo, intuitivo e uma mão na roda pra quem quer deixar seus conteúdos perfeitos para os buscadores.

Agora ficou fácil trabalhar a otimização dos seus conteúdos!

Gostou dessa publicação? Então não deixe de avaliar essa postagem e comentar para que possamos continuar criando conteúdos informativos e relevantes para você!

Comente também suas dúvidas ou alguma pauta que você gostaria que falássemos sobre!

5/5 - (2 votes)
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo