[dropcap]T[/dropcap]ambém conhecido como marketing de conteúdo ou marketing de atração.
O inbound Marketing veio para mudar a forma de fazer Marketing Digital.
Visando uma estratégia diferente do outbound marketing, que vemos de uma forma massiva hoje em dia em todos os lugares.
Primeiro vamos explicar o Outbound Marketing.
Essa forma de marketing chamada outbound é um tanto quanto invasiva, pois te obrigada a ler, ver e/ou ouvir algo que as vezes não é do seu interesse.
Além de terem custos mais altos por precisarem que outras empresas exponham suas propagandas.
Ou seja, o outbound marketing tem um engajamento menor, pois não existe um foco no usuário.
O foco é fazer propaganda, e uma vez que essa propaganda é oferecida a uma pessoa que não tem interesse naquele produto ou serviço, ela não tem efeito sobre aquele público.
Acaba criando uma unilateralidade na comunicação, por não oferecer interação com o internauta.
E interrompe a experiência do público com mensagens de venda, como podemos notar pelo youtube, por exemplo.
Exemplos de outbound Marketing são:
- Propagandas em televisão e rádios;
- E-mails;
- Telemarketing;
- Flyers;
- E até os anúncios do youtube.
Agora sim, vamos ao Inbound Marketing.
O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que foi criada para atender as mudanças no comportamento do consumidor.
Atrair clientes por meio de conteúdos bons e relevantes é a estratégia do inbound.
Você cria um bom conteúdo (seja ele escrito, visual ou da forma que você quiser expor) e o público vêm até você atraídos pelo assunto abordado.
O que te gera um potencial cliente futuramente.
Pense no inbound como um imã que chama clientes através do conteúdo que você publica.
Você tem o knowhow sobre os produtos ou serviços que você vende, publique conteúdo sobre eles no blog da sua empresa que você vai gerar acessos ao seu site.
Gerando acessos, com o tempo você consegue a confiança do usuário. Que te gera um lead.
Logo, o inbound marketing te permite uma comunicação aberta com o cliente.
Um engajamento maior, pois você da para o usuário certo as informações e o conteúdo que ele precisa, criando um contato e uma confiança favorável para ambos.
E claro, você tem um marketing mais limpo e útil e menos cansativo e inconveniente como as propagandas que o outbound propõe.
Exemplos de Inbound Marketing:
- Aqui mesmo no Blog PR7. Nós postamos conteúdo útil sobre nossos conhecimentos profissionais, para que você aprenda e interaja conosco.
- Empresas como Dell, Colgate e Coca-Cola também aderiram o inbound marketing em suas empresas, cada uma com conteúdos relativos aos seus produtos.
Metodologia do Inbound Marketing:
Existem quatro etapas no processo de operação do inbound marketing que são bem simples:
- Atrair: Nesta etapa você tem que fazer com que o possível cliente veja a solução de um problema no seu conteúdo. Mostre que seus serviços tem as soluções que ele precisa. Conquiste aquele usuário.
- Converter: Depois de atrair, você precisa fazer desse usuário um lead, ou seja, um potencial cliente. Estreite essa relação com landing pages, CRM, formulários, etc. Assim você terá mais informações sobre esse usuário para poder trabalhar em cima.
- Vender: Agora você precisa transformar seu lead em cliente. Você vai conseguir isso por e-mail marketing, CRM, etc. Se mostrando sempre presente e cuidadoso com seu cliente.
- Manter: Se você pensa que depois de vender seu trabalho está terminado, você está enganado! Saber manter seus clientes é uma etapa muito importante. Faça-o se sentir especial, com suporte proativo, solução de problemas, comunicação etc. Pense que a recomendação de um cliente satisfeito gera mais futuros clientes para você!
Agora mão na massa.
Depois de entender mais sobre inbound marketing e sobre os benefícios para seus negócios, tenho certeza que você não vai deixar de aplicá-lo na sua empresa.
Mesmo que você não queira se desfazer do outbound marketing, tente aplicar ambos para seus negócios.
Você vai ver que vai gerar mais leads do que você imagina com a estratégia de inbound.
Espero ter ajudado você a entender um pouco mais do marketing digital e da sua constante inovação.
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