Com a crescente quantidade de acessos por dispositivos móveis à web, a necessidade de criar alternativas para uma boa navegação via smartphones, tablets e afim se tornou indispensável.
Foram criadas alternativas como sites responsivos e sites mobile, porém ainda assim existiam problemas pela baixa qualidade das redes móveis e também apresentavam alguns problemas estruturais.
O Google que por sua vez é o maior adepto da tecnologia AMP, tem como foco a melhor experiência possível do usuário no meio WEB.
Vamos entender o que é essa tecnologia.
AMP é uma sigla para Accelerated Mobile Pages.
Páginas otimizadas para um carregamento mais rápido quando acessadas por dispositivos móveis.
Em 2105 o Google apresentou o AMP Project, criado pelo Google em parceria com outras empresas como BuzzFeed, Twitter, LinkedIn, Pinterest, TIME, etc. No objetivo de melhorar o carregamento das páginas em dispositivos móveis.
Você já deve ter visto um ícone de formato quadrangular com um raio no lado superior direito após uma pesquisa no Google feita em um smartphone.
Esses ícones são páginas que apresentam tecnologia AMP.
Eles funcionam de modo que a navegação por dispositivos móveis seja mais rápida e mais direcionada. Possibilitando uma melhor usabilidade.
Benefícios da tecnologia AMP.
Se você faz pesquisa em buscadores pelo seu smartphone ou tablet, você deve saber o quanto é ruim ter que esperar para uma página carregar.
E você não é o único.
Muitos usuários desistem de visualizar um site que carrega muito lentamente.
O AMP veio para facilitar a visualização rápida das páginas que adotam essa tecnologia.
É uma página mais simples e bem menos pesada, integrando todo conteúdo que a página mobile ou responsiva oferece. A diferença é que o carregamento é muito mais rápido.
Além de economizar o consumo de dados do usuário por ser mais leve.
Ter uma página que abre de forma instantânea é uma forma de criar boa referencia para seu site. O que é um diferencial.
Quanto mais rápida, mais usuários vão acessar suas páginas e mais vezes.
Quanto maior a visualização, maior a relevância, que te leva a ter um bom ranqueamento nos buscadores.
Mas que fique claro que a tecnologia AMP não é um fator de ranqueamento para o Google.
Exemplo de site que utiliza tecnologia AMP.
O site americano de notícias Washington Post foi um dos primeiros sites a aderir essa tecnologia.
Faça um teste. Entre no Google pelo seu smartphone, por exemplo, e digite “Washington Post”.
Você verá as páginas AMP logo abaixo da barra de busca. Clique em uma delas e tenha a experiência de navegar em uma página AMP.
Todo site pode utilizar essa tecnologia?
Sim! Ela é uma iniciativa open source, possibilitando que qualquer site use essa tecnologia.
Ela é mais utilizada em página de conteúdo, como sites de notícias, blogs e etc.
Mas também é possível aplicá-las em sites de e-commerce.
Assista o vídeo para entender um pouco mais sobre a tecnologia AMP.
Gostou dessa publicação? Então não deixe de avaliar e deixar um comentário para que possamos continuar fazendo postagens relevantes para você!