Fazer um bom SEO no seu site não se trata apenas de técnicas de otimização, é necessário utilizar de algumas ferramentas para se obter um critério de aperfeiçoamento no seu modus operandi.
E claro, analisar frequentemente as métricas e táticas utilizadas em projetos anteriores para fazer melhorias constantes na otimização do seu site.
Afinal de contas, os buscadores estão sempre mudando e adicionando novas técnicas e melhorias para proporcionar aos usuários uma boa experiência no meio web.
Ou seja, mesmo que você já tenha feito o SEO de um site ou blog, não se deixe enganar pela ilusão de que seu trabalho ali já está terminado, é necessário uma análise constante das sua táticas de otimização para se manter atualizado em relação aos motores de busca.
Para nossa sorte, existem várias ferramentas que auxiliam nesse processo e tornam esse trabalho mais fácil, além de consumir menos do nosso tempo.
Além disso, automatizar esses processos vai gerar relatórios muito mais completos e eficazes do que fazer pesquisas manuais.
Sobrando para você a tarefa de aperfeiçoar e arranjar o que tem que ser ajustado no seu site para ter sempre uma boa posição nos buscadores.
Então vamos conhecer algumas ferramentas indispensáveis para uma análise completa do SEO do seu site.
Google Analytics
A ferramenta de testes de SEO do próprio Google vai te ajudar, e muito, no seu diagnóstico de otimização.
A partir do momento que você vincula o Analytics ao seu site, a ferramente vai monitorar todas as métricas que tem relação com o tráfego do seu site ou blog.
Para obter estratégias mais assertivas para aumentar sua visibilidade, essa ferramenta é perfeita, pois, além de te dar o relatório sobre sua página, ele te da informação sobre as preferências e hábitos do seu público.
Google Search Console
Outra ferramenta, também do buscador Google, é o Search Console, que pode ser usado juntamente com a plataforma Analytics.
Esta, sem dúvidas, é a ferramentas mais completas que você vai ver nessa lista para diagnosticar e analisar disfunções e complicações na otimização do seu site.
Ela é capaz de analisar as palavras-chave que possuem maior volume de busca, além de mostrar a sua posição no buscador automaticamente por meio de algoritmos, gerando mais resultados para sua marca.
Woorank
Essa plataforma analisa os códigos utilizados pelos buscadores e identifica a qualidade do seu site, avaliando toda sua estrutura.
Com esses dados em mãos, seu único trabalho será observar as mudanças que precisam ser feitas na sua página, e alterá-las e/ou aperfeiçoá-las.
Semrush
O Semrush é uma plataforma que contém recursos para melhorar a competitividade da sua página, realizando um balanço completo do seu site e disponibilizando diversas informações úteis de otimização inteligente.
Ela vai avaliar o desempenho do seu site, mostrando falhas (se houver) e apresentando soluções para obter melhores resultados.
Vale lembrar que essa plataforma é paga, mas vai melhorar muito o desempenho da sua página.
Majestic
Esse programa vai te auxiliar na pesquisa sobre a sua concorrencia, além de mostrar uma análise completa sobre sua própria página.
E funciona de uma forma bem simples, você vai inserir o domínio da página que deseja examinar na ferramenta e ela vai gerar um relatório automaticamente sobre as estratégias de SEO utilizadas naquele site.
Esta é uma ferramenta muito funcional pois te permite estar por dentro das melhores e mais utilizadas técnias de SEO do mercado.
Agora é só colocar a mão na massa e gerar vários relatórios e análises para melhorar seu posicionamento nos motores de busca.
Gostou dessa publicação? Então não deixe de avaliar essa postagem e comentar para que possamos continuar criando conteúdos informativos e relevantes para você!
Comente também suas dúvidas ou alguma pauta que você gostaria que falássemos sobre!