TecnologiaWordpress

Web push notification, entenda o que é!

As notificações push se popularizaram por meio dos smartphones e agora estão sendo usadas na web pelos navegadores também.

Sabe aquelas notificações que aparecem em seu celular informando que você tem uma nova solicitação de amizade no Facebook ou que um novo clipe do seu artista preferido foi lançado no Youtube, por exemplo?

Essas notificações são chamadas de push notification, ou no português, notificações push, que são basicamente mensagens programadas para criar um contato maior com o usuário e mais engajamento.

Nos smartphones e tablets isso já é tendência à um tempo, agora quem está entrando nessa onda também são os navegadores, como o Google Chrome e o Mozila Firefox.

Com certeza você já viu no navegador Chrome uma janela cinza logo abaixo da URL de um site, que solicita sua confirmação para mostrar notificações, como mostra a imágem abaixo:

Web Push Notification

E como funciona as Web Push Notifications?

A partir do momento que você clica em “Permitir” e aceita receber atualizações, sempre que tiver alguma novidade naquele site você receberá uma push notification no seu navegador.

Isso é ótimo tanto para o usuário que tem a possibilidade de acompanhar conteúdos relevantes atualizados, quanto para quem gerencia aquele site gerando tráfego e mais engajamento para seu negócio.

Como foi dito acima, é bem parecido com as notificações de aplicativos mobile, permitindo que você bloqueie as notificações a qualquer momento caso não queira mais recebê-las.

Quer saber como utilizar desse recurso no seu site ou blog? Continue lendo.

Aprendendo a usar notificações push no seu site.

Existem diversos plugins para quem deseja aplicar notificações em sites e blogs, PushCrew, Aimtell e SendPulse são alguns exemplos, mas aqui no Blog da PR7 nós utilizamos o OneSignal.

A diferença entre essas ferramentas é basicamente o preço, pois todas elas desempenham a mesma função que é notificar os usuários do seu site sobre novos conteúdos e atualizações.

O plugin OneSignal e o PushCrew são gratuitos, já o SendPulse e Aimtell são pagos, então, por executar o mesmo ofício que os plugins pagos e ser mais abrangente que o PushCrew, o OneSignal foi o plugin escolhido para desempenhar a tarefa de web push do nosso blog.

E ele funciona de uma forma muito simples que vamos explicar em 5 passos:

  1. Baixe o plugin OneSignal em seu WordPress;
  2. Note que após ser ativado, o plugin aparecerá no painel do seu WordPress, clique nele;
  3. Na aba “Setup” você vai ver uma breve explicação de como começar a criar suas notificações push, clique no link “OneSignal“;
  4. Faça seu cadastro, confirme seu e-mail e quando já estiver logado na plataforma clique em “ADD APP”;
  5. Feito isso, acompanhe o vídeo abaixo e depois apenas configure seu OneSignal para trabalhar do jeito que você deseja na aba “configuration”.

Bem fácil e intuitivo, o plugin OneSignal é um dos mais usados por webmasters e desenvolvedores para atualizar seus usuários por meio de notificações push.

Agora que você já tem a faca e o queijo na mão está fácil instalar um plugin de notificação em seu site.

Tente fazer no seu site e escreva nos comentários se deu certo ou se tem alguma dúvida que a gente te ajuda!

Gostou dessa publicação? Então não deixe de avaliar essa postagem e comentar para que possamos continuar criando conteúdos informativos e relevantes para você!

Comente também suas dúvidas ou alguma pauta que você gostaria que falássemos sobre!

5/5 - (1 vote)
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo