[dropcap]T[/dropcap]odos nós sabemos o que é Código de Barras, mas os códigos de barras carregam com eles uma série de limitações que variam desde a capacidade de armazenamento até os formatos de tamanhos requeridos.
O QR (Quick Response) Code é uma evolução do código de barras, sua criação ocorreu em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão.
Mas o que é QR CODE?
O QR Code é um gráfico 2D de uma caixa preto e branca que contém informações pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone.
Este conteúdo pode ser lido por meio de aparelhos específicos para este tipo de código ou de aplicativos instalados em celulares. Neste caso, a câmera do aparelho é usada para fazer a leitura do código.
Para que serve o QR CODE
Atualmente, o QR code é mais usado pela mídia impressa (revistas, panfletos, outdoors e outros). Revistas publicam códigos QR para que leitores acessem em seus celulares e computadores algum conteúdo extra relacionado às matérias.
Existem outros setores que também usam o QR Code. Em alguns países ele é usado na televisão. Por meio do código, o telespectador pode comprar ou receber informações extras sobre um produto exibido num programa de TV.
Outras funções já usadas em códigos QR são compra de pizzas a partir de panfletos de pizzarias, acesso a vídeos de lançamento imobiliário vistos em outdoors e acesso a informações extras a partir de um cartão de visitas.
Uma das vantagens do QR Code é que ele dispensa a necessidade de se digitar endereços da web, tarefa não muito fácil em muitos celulares. Então, literalmente, é só iniciar o aplicativo de leitura, apontar o celular para um QR Code para que o conteúdo adicional seja exibido no navegador de internet.
Com o aumento do número de smartphones vendidos no Brasil, é bem possível que o QR Code se torne popular em nosso país, assim como é em seu país de origem. Com isso, a quantidade de iniciativas empresariais com QR Code deve aumentar consideravelmente nos próximos anos.
Outra forma interessante de se usar um QR Code é colocando em seu cartão de visita para a pessoa que você entregou o cartão fazer a leitura dos dados do QR Code e armazenar esses dados em seu computador. Num pequeno QR Code é possível armazenar informações como:
- Endereço completo
- Números de Telefone
- Websites
- URLs de mídias sociais
- Logomarcas
- e muito mais …
Exemplo de um QR Code
Capacidade de armazenamento
Num único QR Code é possível armazenar:
- Dados numéricos – máx. 7089 caracteres
- Dados alfanuméricos – máx. 4296 caracteres
- Números de Telefone
- Dados Binário (8 bits) – máx. 2953 bytes
- Dados Kanji/Kana – máx. 1817 caracteres
A PR7 também presta assessoria para você ou seu negócio ter as informações que desejar num QR Code.
Achou este Post útil? Curta, compartilhe, comente.