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Google Alerts, uma Estratégia de Marketing Digital

Google Alerts

Google Alerts

O Google Alerts é um serviço criado em 2003 com a ideia de detectar e notificar aos usuários sobre novos conteúdos indexados por e-mail.

Funciona da seguinte maneira, você diz pra ferramenta sobre que tipo de conteúdo você quer receber notificações por e-mail e seleciona para recebê-los por dia ou por semana.

Ainda não entendeu? Calma que a gente vai te explicar melhor. É bem simples, entre no site do Google Alerts e digite na barra de pesquisa “Apple“, por exemplo. A ferramente vai te mandar e-mails toda vez que for indexada uma página, site, notícia ou vídeo sobre esse assunto.

Claro que para isso você precisa ter uma conta no Google, mas isso é bem fácil, se não tiver uma ainda, crie a conta, se já tiver, apenas entre em sua conta e já pode começar a procurar sobre seus assuntos de interesse no Google Alerts.

Você pode editar seus tópicos de alerta também, clicando em “Mostrar Opções” abaixo da barra de pesquisa.

Isso te permite filtrar seus alertas com a frequência que você deseja receber e-mails, o tipo de fonte que você quer receber (video, blog, notícias, etc.), o idioma de sua preferência, a região, se quer receber todo tipo de resultado ou apenas os mais relevantes e por fim em qual e-mail você quer receber os alertas.

A ferramenta é gratuita e muito útil para quem trabalha com Marketing ou simplesmente quer ter atualizações sobre seus artistas preferidos, por exemplo.

Mas como usar o Google Alerts para Marketing Digital?

Pense nessa ferramenta como um objeto de pesquisa. Respondi sua pergunta?

Se ainda não entendeu, deixa eu te explicar.

Estar à frente de seus concorrentes é sempre uma ótima estratégia para qualquer área de negócios, e o Google Alerts te permite uma vantagem perante seus “adversários”.

Mas de que forma essa ferramenta me permite essa vantagem?

Conteúdo.

Se você trabalha na área de Inbound Marketing, assim como eu, deve saber a dificuldade que é ter criatividade para criar novos conteúdos toda semana.

A boa notícia é que o Google Alerts pode dar um “empurrãozinho” na sua criatividade, te mostrando um leque de novas pautas para suas próximas publicações.

Procure adicionar alertas sobre sua área de atuação para receber todos os dias ou toda semana (depende do que você escolher marcar na própria ferramenta) matérias novas para você enrriquecer seu site ou blog.

Suponhamos que você tem uma página de notícias, faça alertas sobre “política”, “criminalidade” entre outros assuntos pertinentes ao seu nixo.

Isso vai fazer com que o Google Alerts mande todas as páginas, recém indexadas, relevantes sobre esses assuntos para o seu e-mail.

Pesquisa de Marketing.

Trabalhar com marketing requer saber sobre seus concorrentes diáriamente, certo? E o mais importante, saber como está a sua empresa perante os concorrentes.

Saiba que o Google Alerts também vai te ajudar com isso.

Adicionar alertas sobre seus concorrentes e sobre sua própria empresa permite que você possa fazer uma pesquisa de mercado mais abrangente, sabendo como seus usuários e até mesmo seus concorrentes lidam com sua empresa.

É uma ótima estratégia de monitoramento da sua imagem na web, pois você saberá quase que em tempo real o que estão falando sobre sua marca e quando ela foi citada no buscador.

Monitorar sua marca e seus concorrentes se torna uma tarefa muito mais fácil com a ferramenta Google Alerts.

Mas e o que fazer se meu mercado for inconstante?

A web muda, as tecnologias mudam, as empresas mudam, os preços mudam, a vida muda diáriamente.

E como essa ferramenta pode me ajudar a continuar crescendo, desenvolvendo, ampliando, melhorando e inovando perante essas crescentes tranformações?

Não se preocupe que os engenheiros do Google também pensaram nisso e possibilitaram que você adicione, edite ou apague seus alertas, para estarem sempre atualizados e à sua maneira.

Editar seus alertas das mais variadas formas é completamente possível pelo Google Alerts.

Se algo não é mais necessário para você, é só apagá-lo.

Ou talvez ainda é necessário mas não mais naquela mesma área geográfica, você pode editar.

Quem sabe você encontrou alguma novidade e quer receber alertas sobre ela, adicione-a aos seus alertas.

O Google Alerts é útil para todo tipo de público.

Seja você um webmaster, um profissional de marketing, um empresário, um fã acíduo, ou apenas um curioso.

É como diz aquela frase: “Ainda bem que existe o Google!”.

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