Vamos começar falando sobre o que é a meta description.
Ela é basicamente um cartão de visitas. É com ela que você vai convencer o usuário que fez uma busca no Google de que no seu site tem o que ele está procurando.
Ou seja, é por ela que você vai chamar a atenção do usuário.
Como fazer uma boa Meta Description?
- Seja direto: Descreva o que vai ser encontrado naquela página em específico. Ser objetivo é extremamente importante em uma meta description.
- Seja sincero: Não adianta prometer coisas mirabolantes para o usuário e não entregar nada daquilo em seu conteúdo.
- Utilize CTA’s: Claro que seu objetivo é que os usuários cliquem no link, mas usar as chamadas para ação pode despertar o interesse deles! São os famosos Gatilhos Mentais.
Exemplos:
- Clique já.
- Frete grátis.
- Parcele em até 5x
- Compre agora.
- Clique e confira.
- Faça uma propaganda: O intuito da meta description é fazer o usuário clicar no seu link. Não faz mal apelar para chamar atenção, com bom senso sempre.
- Utilize palavras-chave: Por mais que ela não te ajude no fator ranqueamento, é bom pois sobressai pelo fato de palavras-chaves serem mercadas com negrito.
- Caracteres: É recomendado que se utilize entre 150 e 155 caracteres. Mais que isso vai fazer com que os buscadores botem reticências…
Lembrando que a meta description não é um fator de rankeamento.
O Google não lê aquele trecho, quem lê é o usuário.
Então pra que me preocupar com isso?
Primeiro que quando você abre um link qualquer no Google e logo sai porque não tinha naquele site o que você precisava, gera uma alta taxa de rejeição para aquele link.
Se a meta description é um resumo do que vai ser encontrado naquele link, evita de o usuário clicar sem saber do que se trata e sair logo em seguida.
A taxa de rejeição prejudica, e muito, no ranqueamento da página.
Agora pense no seguinte: Se ela é um cartão de visitas da sua página, então ela ajuda a aumentar seus cliques.
E a CTR (taxa de cliques) é um fator de rankeamento.
Uma CTR alta mostra para o buscador que aquela página tem o que o usuário precisa ao pesquisar por certa palavra-chave.
CTR alta, taxa de rejeição baixa, logo bom posicionamento no rankeamento orgânico.
Afinal de contas o que os buscadores querem é que ao procurar por aquela palavra-chave, o usuário ache o que ele precisa.
Nunca repita meta descriptions em páginas diferentes
Cada página tem um conteúdo e um propósito.
Não faz nenhum sentido copiar a meta description de uma página que fala sobre como fazer bolo de cenoura e repetí-la em uma página que ensina a fazer feijão, por exemplo.
Se cada link tem um propósito, cada meta descrição deve ser única.
Além disso, para os buscadores, meta-descrições iguais em links diferentes é considerado conteúdo duplicado.
Isso significa que para eles você não está escrevendo um conteúdo único e original para seus leitores.
Pense que isso pode prejudicar muito seu ranqueamento.
Entendeu a importância da meta descrição para SEO?
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